
Esta reunião teve como principal objectivo que todos os candidatos do MiETZ se pudessem conhecer e, ao mesmo tempo, permitiu que todos os presentes conhecessem e debatessem a proposta de programa eleitoral a apresentar aos Estremocenses, no âmbito da candidatura do Movimento Independente por Estremoz às eleições autárquicas que, como se sabe, terão lugar a 11 de Outubro do corrente ano.

A reunião foi dirigida por Luís Mourinha, candidato à presidência da Câmara Municipal de Estremoz, tendo sido acompanhado pelos três candidatos seguintes na lista para aquele órgão autárquico (Francisco Ramos, José Augusto Trindade e Mariano Dias), pelo candidato à Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho Torrinha, e pelos candidatos às Assembleias de Freguesia de Santa Maria e São Lourenço, José Maria Ginja e Artur Vieira, respectivamente. Por motivos de ordem pessoal, Ernesto Gomes, candidato à Assembleia de Freguesia de Santo André, não pôde estar presente na reunião.
No seu discurso de abertura, Luís Mourinha começou por agradecer a participação de todos os presentes nas listas do MiETZ e por acreditarem neste projecto que tem como principal objectivo “voltar a colocar o Concelho de Estremoz no caminho do desenvolvimento, garantindo condições de vida dignas para os seus habitantes que lhes permitam continuar a viver, a trabalhar e a criar os filhos na sua Terra”. Salientou ainda que “a candidatura do MiETZ é independente e que, por isso, coloca os interesses das pessoas acima dos interesses partidários. É uma candidatura que contraria a situação actual em que o Concelho de Estremoz se encontra: parado, partidarizado e sem perspectivas de futuro”.
Depois de anunciar e apresentar os nomes dos candidatos do MiETZ aos diferentes órgãos autárquicos a que o Movimento concorre, Luís Mourinha apresentou aos presentes a proposta de programa eleitoral para o Concelho de Estremoz.
Do programa “RECUPERAR O CONCELHO PORQUE ESTREMOZ MERECE MAIS”, Luís Mourinha destacou os principais objectivos programáticos nele incluídos, salientando que a acção do MiETZ se centrará principalmente no apoio social, na garantia do abastecimento de água, do saneamento e da recolha de resíduos, na descentralização de competências para as freguesias, no equilíbrio financeiro da autarquia, na recuperação da confiança dos munícipes e dos funcionários do Município, no ordenamento do território, na dinamização das actividades económicas, na protecção do ambiente, num maior investimento na educação, cultura e desporto, e na recuperação do património, donde se destaca a candidatura do centro histórico de Estremoz a Património Mundial.

Francisco Ramos, segundo candidato à Câmara Municipal, interveio para esclarecer algumas dúvidas dos presentes acerca da actual situação financeira do Município, em especial sobre a questão da dívida da autarquia, desmentindo as informações transmitidas pelo executivo socialista, quando afirma, num documento enviado aos Estremocenses, que a dívida da câmara foi reduzida desde 2005 até 2009. Francisco Ramos informou os presentes que o MiETZ já solicitou à autarquia informação sobre o montante da dívida municipal a 31 de Julho de 2009, para que esta questão possa ser melhor esclarecida.
O candidato falou ainda na diminuição das receitas municipais nos próximos anos, mas assegurou que o MiETZ tudo fará para tentar contornar este problema, recorrendo a candidaturas a programas nacionais e comunitários para a realização das obras que o Concelho tanto necessita.
Para terminar, Francisco Ramos reforçou os objectivos da candidatura independente, salientando que “esta candidatura vem de baixo, tal como uma casa, é feita a partir dos alicerces e, por isso, os objectivos não são impostos pelos partidos”, reforçando a ideia de que no dia 11 de Outubro “só pode haver um partido, uma religião ou um clube: ESTREMOZ”.

O candidato à Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho Torrinha, dirigiu-se aos presentes para reforçar que o programa que o MiETZ apresenta para o Concelho de Estremoz “é forte, coerente e viável, mas para garantir a viabilidade deste projecto para o Concelho, é necessário que o MiETZ tenha também uma boa representação na Assembleia Municipal”.
No final da reunião de trabalho, os candidatos do MiETZ foram convidados a apresentar sugestões para incluir no Programa de Recuperação do Concelho e o candidato Luís Mourinha apresentou o calendário de iniciativas previstas, no âmbito da campanha eleitoral, nomeadamente a apresentação oficial dos candidatos do MiETZ, a ter lugar em meados de Setembro, e a realização de um convívio em Outubro.
Brevemente o MiETZ disponibilizará neste e noutros espaços as razões e os objectivos da sua candidatura, o calendário de iniciativas a ter lugar até 11 de Outubro e o Programa de Recuperação do Concelho de Estremoz. Porque ESTREMOZ MERECE MAIS!