Candidatos do MiETZ reúnem em Santa Maria

Nem as elevadas temperaturas que se fizeram sentir na tarde do passado dia 30 de Agosto (domingo), demoveram os mais de 70 candidatos do MiETZ que se deslocaram ao Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria para aí realizarem uma reunião de trabalho.
Esta reunião teve como principal objectivo que todos os candidatos do MiETZ se pudessem conhecer e, ao mesmo tempo, permitiu que todos os presentes conhecessem e debatessem a proposta de programa eleitoral a apresentar aos Estremocenses, no âmbito da candidatura do Movimento Independente por Estremoz às eleições autárquicas que, como se sabe, terão lugar a 11 de Outubro do corrente ano.
A reunião foi dirigida por Luís Mourinha, candidato à presidência da Câmara Municipal de Estremoz, tendo sido acompanhado pelos três candidatos seguintes na lista para aquele órgão autárquico (Francisco Ramos, José Augusto Trindade e Mariano Dias), pelo candidato à Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho Torrinha, e pelos candidatos às Assembleias de Freguesia de Santa Maria e São Lourenço, José Maria Ginja e Artur Vieira, respectivamente. Por motivos de ordem pessoal, Ernesto Gomes, candidato à Assembleia de Freguesia de Santo André, não pôde estar presente na reunião.
No seu discurso de abertura, Luís Mourinha começou por agradecer a participação de todos os presentes nas listas do MiETZ e por acreditarem neste projecto que tem como principal objectivo “voltar a colocar o Concelho de Estremoz no caminho do desenvolvimento, garantindo condições de vida dignas para os seus habitantes que lhes permitam continuar a viver, a trabalhar e a criar os filhos na sua Terra”. Salientou ainda que “a candidatura do MiETZ é independente e que, por isso, coloca os interesses das pessoas acima dos interesses partidários. É uma candidatura que contraria a situação actual em que o Concelho de Estremoz se encontra: parado, partidarizado e sem perspectivas de futuro”.
Depois de anunciar e apresentar os nomes dos candidatos do MiETZ aos diferentes órgãos autárquicos a que o Movimento concorre, Luís Mourinha apresentou aos presentes a proposta de programa eleitoral para o Concelho de Estremoz.
Do programa “RECUPERAR O CONCELHO PORQUE ESTREMOZ MERECE MAIS”, Luís Mourinha destacou os principais objectivos programáticos nele incluídos, salientando que a acção do MiETZ se centrará principalmente no apoio social, na garantia do abastecimento de água, do saneamento e da recolha de resíduos, na descentralização de competências para as freguesias, no equilíbrio financeiro da autarquia, na recuperação da confiança dos munícipes e dos funcionários do Município, no ordenamento do território, na dinamização das actividades económicas, na protecção do ambiente, num maior investimento na educação, cultura e desporto, e na recuperação do património, donde se destaca a candidatura do centro histórico de Estremoz a Património Mundial.
Francisco Ramos, segundo candidato à Câmara Municipal, interveio para esclarecer algumas dúvidas dos presentes acerca da actual situação financeira do Município, em especial sobre a questão da dívida da autarquia, desmentindo as informações transmitidas pelo executivo socialista, quando afirma, num documento enviado aos Estremocenses, que a dívida da câmara foi reduzida desde 2005 até 2009. Francisco Ramos informou os presentes que o MiETZ já solicitou à autarquia informação sobre o montante da dívida municipal a 31 de Julho de 2009, para que esta questão possa ser melhor esclarecida.
O candidato falou ainda na diminuição das receitas municipais nos próximos anos, mas assegurou que o MiETZ tudo fará para tentar contornar este problema, recorrendo a candidaturas a programas nacionais e comunitários para a realização das obras que o Concelho tanto necessita.
Para terminar, Francisco Ramos reforçou os objectivos da candidatura independente, salientando que “esta candidatura vem de baixo, tal como uma casa, é feita a partir dos alicerces e, por isso, os objectivos não são impostos pelos partidos”, reforçando a ideia de que no dia 11 de Outubro “só pode haver um partido, uma religião ou um clube: ESTREMOZ”.
O candidato à Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho Torrinha, dirigiu-se aos presentes para reforçar que o programa que o MiETZ apresenta para o Concelho de Estremoz “é forte, coerente e viável, mas para garantir a viabilidade deste projecto para o Concelho, é necessário que o MiETZ tenha também uma boa representação na Assembleia Municipal”.
No final da reunião de trabalho, os candidatos do MiETZ foram convidados a apresentar sugestões para incluir no Programa de Recuperação do Concelho e o candidato Luís Mourinha apresentou o calendário de iniciativas previstas, no âmbito da campanha eleitoral, nomeadamente a apresentação oficial dos candidatos do MiETZ, a ter lugar em meados de Setembro, e a realização de um convívio em Outubro.
Brevemente o MiETZ disponibilizará neste e noutros espaços as razões e os objectivos da sua candidatura, o calendário de iniciativas a ter lugar até 11 de Outubro e o Programa de Recuperação do Concelho de Estremoz. Porque ESTREMOZ MERECE MAIS!

PSD Estremoz contesta Mandatário das listas do MiETZ

A Concelhia de Estremoz do PPD/PSD apresentou no passado dia 24 de Agosto uma contestação ao Tribunal da Comarca de Estremoz, alegando a nulidade da Declaração de Propositura das candidaturas do MiETZ às Assembleias de Freguesia de Estremoz (Santo André) e de São Lourenço de Mamporcão.
Alegava o PSD Estremoz que o Dr. Emídio Madeira, Mandatário da candidatura aos diversos órgãos autárquicos a que o MiETZ concorre no concelho de Estremoz, não poderia ser o mandatário das listas candidatas Assembleias de Freguesia atrás referidas, por ser recenseado na Freguesia de Estremoz (Santa Maria).
Por essa razão, o PSD requereu ao Tribunal da Comarca de Estremoz que as candidaturas do MiETZ a Santo André e a São Lourenço fossem “excluídas do processo eleitoral do próximo dia 11 de Outubro”.
O Tribunal da Comarca de Estremoz INDEFERIU a reclamação apresentada pelo PSD.
Disponibilizamos o requerimento do PSD e o parecer do Tribunal de Estremoz para que não haja dúvidas acerca da legalidade e da legitimidade da candidatura do MiETZ no concelho de Estremoz.
Apesar de muito poder ser dito acerca desta reclamação do PSD não faremos qualquer comentário. Não há necessidade…
ESTREMOZ MERECE MAIS!

Requerimento do PSD


Parecer do tribunal 1ª Pág

Parecer do tribunal 2ª Pág

Parecer do tribunal 3ª Pág

Candidatos - Câmara Municipal de Estremoz

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTREMOZ




5 – MARIA RITA XAREPE LARANJO,

19 anos, Estudante


6 – ARMANDO MANUEL SIMÕES CARVELA,

26 anos, Consultor de Segurança

7 – CARLOS MANUEL FRANCISCANO SILVEIRO,

31 anos, Engenheiro Civil


8– MARIA BERNARDA TÁTÁ PEREIRA MARQUES VELEZ,

47 anos, Professora;

9 – ISABEL CRISTINA MILHO VIEIRA DA SILVA FUSCO,

31 anos, Advogada;

10 – PEDRO MIGUEL DA SILVA BORRALHO,

22 anos, Estudante;

11 – CRISTINA DE JESUS BORRACHO GATO,

20 anos, Estudante;

12 – FILIPE JORGE BENTO VIEIRA,

18 anos, Serralheiro de Alumínios.

MANDATÁRIO DA LISTA

EMIDIO MARCOS CATITA DA SILVA MADEIRA,

54 anos, Advogado.

Decidimos abrir os comentários aos artigos que publicamos, ainda que de forma moderada. O MiETZ reserva-se o direito de publicar apenas os comentários que contribuam para o debate crítico e construtivo das questões publicadas. Por essa razão, serão excluídos todos os comentários que utilizem linguagem ofensiva ou que, de qualquer forma, atentem contra os objectivos desta candidatura e contra a integridade de pessoas. O MiETZ reserva-se ainda o direito de guardar os IP dos comentadores. Por um debate de ideias justo e construtivo. Porque ESTREMOZ MERECE MAIS!



Os comentários deixam de estar disponiveis em 9 de Outubro de 2009 a partir 17 horas.